Saiba como conservar as palhetas do limpador

Troque o óleo sempre na kilometragem recomenda
8 de maio de 2014
Vai viajar? Faça uma revisão dos principais itens do seu veículo
7 de janeiro de 2019

Apesar de olharmos todos os dias para o limpador de para-brisa, muitas vezes acabamos percebendo que a sua borracha não está em boas condições na hora mais inapropriada possível, quando chove, não é mesmo?

O texto e o  vídeo abaixo mostram a hora certa da troca e como conservar esse item simples e muito importante para sua segurança.

QUANTO TEMPO DURA UMA PALHETA DO LIMPADOR DE PARA-BRISA?

A palheta é um item de segurança e tem uma vida útil de aproximadamente 1 ano, e dependendo das condições climáticas pode ser reduzida a pouco mais de 6 meses.

O sol é o grande castigador deste componente, pois quando a palheta está no modo repouso, ou seja, parada na parte inferior do para-brisa ela fica em contato com o vidro e sofre com o calor e com o ressecamento que os raios solares provocam.

DICAS PARA CONSERVAR A BORRACHA DO LIMPADOR DE PARA-BRISA

Com duas dicas simples é possível conservar a sua palheta:

  • Se você tem o costume de deixar seu carro o dia todo estacionado no sol, procure deixar os braços das palhetas levantados, isso vai ajudar a aumentar a sua vida útil.
  • Utilize o esguicho de água com frequência, pois ele irá manter as borrachas mais hidratadas além movimentar as mesmas evitando deformação.

COMO AVALIAR A PALHETA DO LIMPADOR DO PARA-BRISA?

Para você saber se a palheta está ruim não precisa de muito conhecimento, pois esse item do carro praticamente fala por si só.

Uma das formas de avaliar é olhando as condições da borracha, ou seja, levantando os braços das palhetas e observando se a borracha não está cortada ou serrilhada, se sua estrutura não está torta ou deformada.

Outra forma é molhar o para brisa e observar se existe vibração ou ruídos, falhas na limpeza e riscos no vidro.

DICAS PARA A TROCA DAS PALHETAS

Para facilitar a escolha da palheta correta o mais indicado é saber o veiculo em que ela vai ser aplicada e também tirar uma foto facilitando assim a escolha na auto peças.

No momento da troca, uma dica importante de segurança é: coloque um pano apoiado no para-brisa, pois se o braço metálico escapar ele não irá bater no vidro diretamente, e você não correrá o risco de ter o para-brisa quebrado.

Após realizar a troca teste a mesma com o veículo parado observando a qualidade da limpeza e se efetivamente a palheta ficou bem encaixada.

MAIS VISIBILIDADE

Quer ainda garantir uma maior visibilidade e economizar a palheta?

Da uma olhada no nosso vídeo sobre cristalização.

Matéria do Portal O CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação),

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *